Se você é empreendedor com certeza já imaginou que rituais e hábitos terão visionários e empreendedores milionários como Elon Musk ou Mark Zuckenberg, que os tornam tão capazes de liderar e inovar as suas multinacionais diariamente. É uma realidade que os famosos “morning rituals”, ou seja, o que fazer logo após acordar, se tornaram uma espécie de mito no mundo empresarial, como se aqui residisse um dos grandes segredos do sucesso.

Ainda que exagerado, a verdade é que a forma como se começa um dia pode ser importante para o seu decorrer. Ter um guião matinal que ajude a potenciar o foco e capacitar fisicamente o empreendedor, pode ser um grande auxilio a gerir um dia-a-dia de alta exigência e pressão. 


Também é, de facto, verdade, que parece existir um padrão de comportamentos matinais na elite empresarial, possível de sistematizar. Ainda que estes rituais matinais possam variar, é comum diversos empreendedores e empreendedoras de sucesso terem em comum algumas rotinas matinais. E é sobretudo comum isto: quase todos eles têm uma rotina matinal que seguem de forma consistente, atribuindo à mesma uma importância significativa na sua alta performance. 

Analisamos e apresentamos-lhe cinco dos rituais matinais mais comuns, para que possa iniciar o seu dia otimizando todo o seu potencial.

1. Planeie No Dia Anterior

O tempo é um recurso de valor inestimável. Ter definido à partida o seu dia fará manter-se “na rota” e cumprir os seus objetivos com maior facilidade. Não deixe esse planeamento para o seu despertar sonolento, causando-lhe stress logo ao acordar. Planeie o seu dia de véspera, definindo uma ou duas metas que quer atingir amanhã. Defina os passos no seu dia e aponte num bloco de notas, seja em papel ou digital. Ao acordar consulte assim que possível o seu “mapa”. Assim conseguirá aproveitar o seu tempo com mais eficiência.

2. Acorde Mais Cedo 

Acordar mais cedo permite-lhe ter a partida maior controlo do seu tempo como também é de manhã que a criatividade tende a estar ao máximo. Muitos empreendedores de extremo sucesso acordam por volta das 04:30 – 05:00. Isto permite-lhe aproveitar essas horas mortas para fazerem “o que realmente interessa”. Comece por acordar 15 minutos mais cedo que normalmente. Depois vá ajustando.

3. Medite e Aclare a Sua Mente

Comece o seu dia com uma rotina de tranquilidade e liberte a sua essência: Ocupe alguns minutos para meditar e manter-se relaxado. Pode ser visualizando os sucessos que pretende atingir, entoando um mantra ou até rezando. Relembre-se que cerca de 90% das doenças de origem laboral relacionam-se com o stress. Por isso esqueça a correria e aproveite alguns minutos de tranquilidade e foco.

4. Nutra o seu Cérebro da Melhor Forma.

Comece o dia com um pequeno almoço altamente nutritivo, complementando-o com a melhor suplementação alimentar. Isto capacitará o seu organismo para o “choque diário” e levará o seu cérebro à máxima performance. 

Ingira proteína e hidratos de carbono de absorção lenta, como a aveia ou o centeio. Poderá fazer um ovo mexido, uma panqueca de aveia com um scoop de proteína, ou um batido com frutas  (incluindo leite vegetal/aveia/scoop proteína).
Suplemente-se com Ômega 3, um Polivitamínico que contenha Magnésio, Selênio e Vitaminas do Complexo B e 3000 mg de Vitamina C para um boost de imunidade. Se sofre de problemas digestivos pondere a suplementação com probióticos.

5.Queime Calorias

Isto não significa que seja necessário um regime intenso de exercício físico. Poderá simplesmente fazer Yoga, alongamentos, ou uma caminhada. Guarde cerca de uma hora. O exercício físico irá potenciar a oxigenação celular, contribuindo para uma maior performance intelectual. 

Categories: Lifehacks

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *