Construir um negócio de sucesso, que combine lucros com um estilo de vida livre e apaixonante é, provavelmente, o sonho de milhões de pessoas em todo o globo. No entanto, a realidade é bastante mais crua e poucos são aqueles que conseguem prosperar no competitivo mundo dos negócios.

Estima-se que cerca de 95% a 99% de todas as empresas entram em processo de falência nos primeiros cinco anos de funcionamento. É a chamada “regra dos cinco anos”.

Mas qual será o segredo do sucesso? Que características possuem os empreendedores que quebram estas estatísticas? Haverá algo no seu caminho que marque a diferença?

Reunimos aqueles que consideramos ser os cinco passos essenciais para construir um negócio de sucesso. Mas relembre-se: construir um negócio é um processo contínuo, de persistência e flexibilidade. Apenas os mais adaptativos conseguirão prosperar e ter a vida que desejam!

1- Paixão

O primeiro passo para ter sucesso no trabalho é simples: amar o que faz. Quanto amamos o que fazemos, contagiamos as pessoas à nossa volta com a nossa paixão, conseguimos dar aquele esforço extra que faz a diferença e encaramos as adversidades como obstáculos que teremos de passar para atingir os nossos objectivos. 

Para isso é necessário que você encontre o seu “Porquê?”, a sua missão, aquilo para que sente que veio ao mundo, o seu propósito. A partir daí construirá o seu negócio, que devido a essa paixão será muito mais que um negócio, assumirá a forma de uma espécie de “legado” que você pretende deixar para o futuro. 


2 – Defina o Seu Mercado

Sendo essencial, a paixão apenas não fará de si um empresário de sucesso. Isso só acontecerá graças a uma planeamento estratégico de qualidade.


Em primeiro lugar você tem de definir o seu público/alvo. O seu produto deverá responder a uma questão ou necessidade específica, enquadrada num sector ou sub-sector, com um conjunto estabelecido de possíveis clientes – o seu nicho ou sub-nicho. Toda a sua estratégia de marca e de entrega do produto deverá ter por base este público-alvo, a persona. Quanto mais definido seja a(s) sua(s) persona(s), mais eficaz será a sua estratégia de venda e o seu sucesso. 

3 – Planeie o seu Negócio 

Para mobilizar a sua ideia para a acção você necessita de desenvolver um modelo de negócios, uma ferramenta que lhe possibilitará definir concretamente qual o seu produto, os recursos necessários à sua produção e entrega, o investimento previsto,  e os seus canais de venda e comunicação. 

Esta fase é essencial para que você entenda qual a maturidade do seu projeto e a aplicabilidade prática do mesmo, assim como analisar quais os aspetos em que existem lacunas em todo o processo que necessitam de ser melhoradas. 


Você necessita igualmente de ter um plano de prospecção. Defina metas precisas a curto, médio e longo prazo. Isto irá permitir-lhe ter parâmetros concretos para monitorizar a evolução do seu negócio e ter um caminho definido para a sua empresa. Este processo tornará a comunicação com a sua equipa mais clara, pois todos saberão qual o sentido para onde deverão “remar” em conjunto. Deverá definir metas de crescimento continuo é uma estratégia essencial para a expansão do seu “legado”.

4- Pessoas

São as pessoas certas, nos lugares certos, com a motivação adequada, que têm o poder de tornar um negócio num império. Muitas vezes o pequeno empreendedor inicia o seu percurso sozinho ou com ajuda familiar, mas à medida que vai crescendo ele necessita de recursos humanos para garantir a qualidade do serviço e organização e manter a trajectória ascendente da organização. 

A baixa qualificação, desmotivação e desprendimento da cultura da empresa podem gerar danos irreparáveis no seu serviço, na sua reputação empresarial e na sobrevivência do seu negócio. O maior ativo das empresas não são as pessoas, mas as pessoas certas! Assegure-se que contrata os melhores profissionais disponíveis e aqueles que ressoem a cultura da sua empresa, pois isso será determinantes para um alto desempenho do seu negócio.

Seja capaz de desafiar os seus trabalhadores a potenciarem as suas capacidades dentro da sua empresa. Construa uma cultura em que os seus colaboradores se sintam integrados. São essas pessoas que o irão ajudar a conquistar clientes e agigantar o seu negócio. 

5- Estratégia de Marketing 

A forma de você comunicar o seu produto e sua marca é outro passo essencial, pois vai ser a forma efectiva como você irá atrair o seu nicho até ao seu negócio. Para isso você necessita de uma estratégia de marketing consistente.


Haverá um sem número de possibilidades de você promover a sua marca e os seus produtos. Em função do seu tamanho, setor e fundos disponíveis, você terá de planear a sua comunicação. Centre-se em qual o seu mercado (persona) e as formas mais eficientes de chegar até ele. Estabeleça um funil de vendas ou uma estratégia que leve da captação aos prospectos até ao processo efetivo de compra. Invista na promoção, teste diferentes possibilidades e monitorize de forma contínua o seu sucesso. 

Categories: Negócios

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